segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

SW Design: Recursos sobre e para usabilidade (de sítios Web)

Usability resources (in PT), for PT public sector web sites, FFR: 
https://usabilidade.gov.pt/

Quoting:
"Recursos e ferramentas para melhorar a experiência de utilização de sítios públicos.


Boas práticas, código, design e templates abertos para descarregar e implementar."

Usability Check list (PT, quoted from above, interesting even though some items -e.g. see the Design section- are not completely specific):

1. DESEMPENHO
  •  
    A página tem um tempo de carregamento adequado.
  •  
    O contraste entre o fundo e a fonte do texto é adequado.
  •  
    O tamanho e estilo da tipografia são nítidos e fáceis de ler.
  •  
    O sítio está preparado para gerar páginas de erro perceptíveis. (i.e. 404 - Página não encontrada, etc.)
  •  
    Os conteúdos estão otimizados para dispositivos móveis.
2. NAVEGABILIDADE
  •  
    Existem ajudas visuais que identifiquem a localização na estrutura do sitio. (i.e. Breadcrumbs, etc.)
  •  
    Os serviços disponíveis do sitio estão devidamente assinaladas e identificadas.
  •  
    Os links são consistentes e fáceis de serem identificados.
  •  
    Os links são claros e identificam o destino.
  •  
    As páginas do sitio estão identificadas e nomeadas. (i.e. nome da página que surge no navegador)
  •  
    O sitio está preparado para compatibilidade com todos os navegadores. (i.e.Cross browser)
  •  
    O url da página é claro e facilmente memorizável.
  •  
    É possível aceder diretamente à página principal em qualquer zona do sitio. (i.e. homepage link)
  •  
    O botão Voltar está sempre presente nas páginas.
  •  
    Os elementos clicáveis estão claramente identificados como passíveis de ser acionados.
3. DESIGN
  •  
    O design é intuitivo e apelativo.
  •  
    O design está preparado para todos os dispositivos de navegação. (i.e. web design responsivo)
4. FORMULÁRIOS E MENSAGENS
  •  
    As mensagens de erro são claras e percetíveis.
  •  
    Os formulários funcionam corretamente (São apresentadas mensagens de submissão com sucesso ou de erro).
  •  
    Os campos obrigatórios estão devidamente assinalados.
5. ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
  •  
    A organização das páginas do sitio é consistente através de toda a estrutura. (i.e. estilo de navegação e arrumação do conteúdo).
  •  
    Os ícones representam claramente as suas ações e têm a propriedade ALT definida.
  •  
    A informação relevante encontra-se destacada.
  •  
    O espaçamento entre linhas é adequado.
  •  
    Os textos estão redigidos de acordo com a perspectiva do cidadão destinatário do serviço.
  •  
    Os títulos são claros e coerentes com o conteúdo.
  •  
    Não existem anúncios ou pop-ups intrusivos.
6. DISPONIBILIZAÇÃO DE SERVIÇOS
  •  
    Existe informação sobre as várias fases do processo.
  •  
    A ajuda é clara e está perfeitamente visivel.
  •  
    A informação é simples e objetiva.