Usability resources (in PT), for PT public sector web sites, FFR:
https://usabilidade.gov.pt/
Quoting:
"Recursos e ferramentas para melhorar a experiência de utilização de sítios públicos.
Boas práticas, código, design e templates abertos para descarregar e implementar."
Usability Check list (PT, quoted from above, interesting even though some items -e.g. see the Design section- are not completely specific):
1. DESEMPENHO
- A página tem um tempo de carregamento adequado.
- O contraste entre o fundo e a fonte do texto é adequado.
- O tamanho e estilo da tipografia são nítidos e fáceis de ler.
- O sítio está preparado para gerar páginas de erro perceptíveis. (i.e. 404 - Página não encontrada, etc.)
- Os conteúdos estão otimizados para dispositivos móveis.
2. NAVEGABILIDADE
- Existem ajudas visuais que identifiquem a localização na estrutura do sitio. (i.e. Breadcrumbs, etc.)
- Os serviços disponíveis do sitio estão devidamente assinaladas e identificadas.
- Os links são consistentes e fáceis de serem identificados.
- Os links são claros e identificam o destino.
- As páginas do sitio estão identificadas e nomeadas. (i.e. nome da página que surge no navegador)
- O sitio está preparado para compatibilidade com todos os navegadores. (i.e.Cross browser)
- O url da página é claro e facilmente memorizável.
- É possível aceder diretamente à página principal em qualquer zona do sitio. (i.e. homepage link)
- O botão Voltar está sempre presente nas páginas.
- Os elementos clicáveis estão claramente identificados como passíveis de ser acionados.
3. DESIGN
- O design é intuitivo e apelativo.
- O design está preparado para todos os dispositivos de navegação. (i.e. web design responsivo)
4. FORMULÁRIOS E MENSAGENS
- As mensagens de erro são claras e percetíveis.
- Os formulários funcionam corretamente (São apresentadas mensagens de submissão com sucesso ou de erro).
- Os campos obrigatórios estão devidamente assinalados.
5. ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
- A organização das páginas do sitio é consistente através de toda a estrutura. (i.e. estilo de navegação e arrumação do conteúdo).
- Os ícones representam claramente as suas ações e têm a propriedade ALT definida.
- A informação relevante encontra-se destacada.
- O espaçamento entre linhas é adequado.
- Os textos estão redigidos de acordo com a perspectiva do cidadão destinatário do serviço.
- Os títulos são claros e coerentes com o conteúdo.
- Não existem anúncios ou pop-ups intrusivos.
6. DISPONIBILIZAÇÃO DE SERVIÇOS
- Existe informação sobre as várias fases do processo.
- A ajuda é clara e está perfeitamente visivel.
- A informação é simples e objetiva.