Brilliant persons are specially fit to work (and create) brilliant teams? Guess so. What are the 6 most important skills for a team member must have (as well as for educating your kids for the future jobs)?
BOOK: "Becoming Brilliant – O que Diz a Ciência Sobre Como Educar Crianças Para o Sucesso" from Kathy Hirsh-Pasek and Roberta Golinkoff.
Article/ interview about the book (in PT):
http://observador.pt/especiais/como-se-educam-filhos-brilhantes-estas-cientistas-explicam/
Citando (PT):
"Colaboração é tudo. Se há uma ideia que fica depois de lermos o livro é esta. O mercado laboral do futuro é “um desporto de equipa”, quem não souber integrar-se não será “brilhante”. É preciso conhecer as necessidades e as expectativas dos que nos rodeiam. Como se lê no livro: “Não é possível tocar uma sinfonia com uma flauta”;Comunicação. Falar claramente, ler e escrever com igual clareza, ter um discurso articulado e, principalmente, ouvir, são competências essenciais para as autoras;Conteúdo. Se dominarem a comunicação, será muito mais fácil apreenderem conteúdo, ou seja, o conhecimento académico, e só com bases podemos saber o que temos para melhorar;Pensamento crítico. É preciso que as crianças questionem tudo o que aprendem: o que for verdade, apoiado em fontes fidedignas, consolida-se e torna-se mais uma pedra basilar onde todo o conhecimento futuro se pode, sem medos, apoiar. Porém, para aqui chegarmos, é preciso permitir às crianças por tudo em causa, até as ordens dos pais, que, a partir dos quatro anos, devem ser todas explicadas;Inovação criativa. Primeiro vem o espírito crítico, depois a inovação. É uma das competências mais difíceis de adquirir, porque pressupõe que se crie uma solução nova para um problema — novo ou antigo. Mas para inovar é preciso todas as outras competências anteriores. Um exemplo é o nascimento de plataformas como a Uber. Há um problema, descobre-se uma solução e agora que já surgiram outros problemas— como as condições laborais dos condutores, por exemplo, uma outra pessoa criou a Lift, que tem isso em atenção;Confiança. É preciso dizer aos nossos filhos que é importante correrem riscos na sua vida profissional. Na escola isto está a ser desencorajado. Os professores tentam sempre apontar como caminho para o sucesso um outro que já foi percorrido sem percalços milhões de vezes, daí que as universidades de topo do país sejam o único objetivo de milhões de alunos."